quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Coffee Break Empresarial !

         Este texto foi feito para uma matéria da faculdade chamada "Comunicação e Responsabilidade Social" ministrada pelo professor Marcus Minuzzi. Uma pessoa que adimiro bastante e que sempre me ajudou muito na faculdade, com ideias e conhecimentos. O texto em questão está presente em um blog que foi feito para tal disciplina, o blog conta ainda com textos de alguns colegas da faculdade incluindo o Descarado do João Damásio.
         Irei postar o texto assim como está no blog e para quem desejar outros textos sobre Responsabilidade Social Coorporativa é só acessar o Coffee Break Empresarial !

Fornecimento sustentável: a lógica das boas relações


GARÇOM: Luiz Eduardo
PRATO DO DIA: Fornecedores
ACOMPANHA BEBIDA: Clientes e Consumidores
SERVIÇO: Fornecimento sustentável

         Segundo a cartilha da FIEG (Federação das Indústrias do Estado de Goiás) para empresas socialmente responsáveis os “stakeholders” são grupos de interesse na organização de uma empresa socialmente responsável. Dentre os 6 stakeholders destacamos os Fornecedores, que para tal cartilha define que “todo empreendimento socialmente responsável deve estabelecer um diálogo com seus fornecedores, sendo transparente em suas ações, cumprindo os contratos estabelecidos, contribuindo para seu desenvolvimento e incentivando os fornecedores para que também assumam compromissos de responsabilidade social”.
         Tal stakeholders pode ser exemplificado através da empresa MH AGRO HORIGUCHI, uma empresa de produção, beneficiamento, ensaque e comercialização de batata, que teve seu início no município de Tatuí em São Paulo, na década de 60 pelo Sr. Masaru Horiguchi. Atualmente 100% desta empresa situa-se na cidade de Cristalina no interior de Goiás – município este que responde por cerca de 10% (dez por cento) de toda a batata consumida no Brasil. Podemos perceber esta empresa como fornecedora de produtos e serviços para seus clientes.
         Os principais clientes da MH situam-se nos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Mato Grosso, Sergipe, Alagoas,  Tocantins, Piauí, Maranhão, Ceara, Pará e o Distrito Federal. E devido à relação da empresa com tais clientes a MH investe em tecnologia e produção, fazendo assim com que os custos operacionais sejam menores do que empresas similares de Minas Gerais e São Paulo.  Para conseguir obter tal sucesso em relação à produção e também na relação com os clientes o emprego de tecnologia que minimizam os custos, a gestão administrativa e também o manejo agronômico são essenciais.
         Segundo a revista HORTIFRUTI BRASIL – especializada em economia agrícola – a empresa MH “quanto à gestão, há uma melhor divisão das tarefas do que nas propriedades típicas de batata administradas diretamente pelo produtor” e hoje esta empresa conta com 190 funcionários que contam com uma divisão de responsabilidades de forma a ficar mais fácil obter a execução correta das atividades.
         Para a revista HORTIFRUTI BRASIL que trás na matéria de capa da edição de outubro deste ano a gestão sustentável de empresas de três regiões diferentes do Brasil, destaca que “o modelo do cerrado goiano (MH) mostra que a eficiência agronômica e gerencial pode ser minimizadora de custo e elevando-se a competitividade com outras empresas do mesmo ramo pode também ser elevada a sustentabilidade econômica e ambiental do negócio”.

*Texto elaborado para o 3º Período da Faculdade Araguaia*

2 comentários:

  1. Isso ai, muito bom! Agora é só agente montar nossa empresa de consultoria em RSE e ganhar dinheiro! hahaha.

    Go!!

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