terça-feira, 9 de novembro de 2010

Tintas e acordes !

A perfeita sintonia entre artistas para criar um trabalho único.

Quem conhece ou já participou da gravação de um álbum musical sabe o tanto que é complicado expressar tantos sentimentos ou situações em letras e melodias, só que mais difícil ainda é sintetizar todo este baú de emoções em um encarte de CD. Trabalho que a banda Pitty e a artista plástica Catarina Gushiken conseguiram concluir com êxito.
            Na gravação de seu último álbum, intitulado Chiaroscuro – palavra em italiano que significa literalmente claro-escuro –, a banda teve a presença desta artista que foi convidada para pintar, durante os dias de gravação do CD, um painel que posteriormente teria uma parte transformada na capa do disco.
Enquanto Catarina ouvia as músicas sendo criadas e produzidas colocava na tela tudo o que estava vendo, ouvindo e sentindo. “A delicadeza e a precisão dos traços, a técnica que ela usa e as imagens que surgiram me deixaram hipnotizada a ponto de ficar horas sentada, só olhando ela pintar” expressa a vocalista da banda que escreveu a maioria das letras presentes em Chiaroscuro. Através de traços delicados, desenhos característicos e nuances bem escolhidas a artista ia expressando tudo aquilo que pode ser sentido pelas músicas do álbum.
            O resultado desta parceria foi um trabalho único e essencialmente simples. Catarina conseguiu sintetizar toda a mensagem que a banda passa através deste CD e de outros trabalhos posteriores em que também usaram partes do quadro pintado pela artista.




*Artigo elaborado para o 2º Período da Faculdade Araguaia*

2 comentários:

  1. Ótimo artigo!
    Já disse isto quando o vi no papel semestre passado, né.
    Você escreve muito bem!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse artigo!!

    Parabéns pelo blog dudulino !

    ResponderExcluir